top of page

História

A Escola Louis Braille foi idealizada pelo Dr. Guilherme Echenique Filho, e nasceu como departamento professora da Escola foi uma jovem cega chamada Lory Huber a e partir de sua contratação foi realizada uma chamada aos cegos da cidade, e no dia 10 de junho de 1952 a escola foi fundada com apenas seis alunos.

 

O material constava de mapas, cartilhas e coisas do gênero, sendo que os aparelhos especializados eram de propriedade de Lory Huber, dos quais ela tinha uma pequena coleção: regletes e punções para escrever, a calcular, e dava, ainda, aulas de datilografia trabalhos manuais, canto e música. Ensinava, em suma, tudo o que ela sabia. 

Contava sempre com o máximo apoio do Rotary Club de Pelotas, das autoridades educacionais do Municipio e do Estado, e só assim conseguiu levar adiante esse grande ideal. Dez anos após sua fundação a Escola que iniciou como um departamento da Biblioteca Pública adquiriu personalidade jurídica própria.

 

Em 1963, passou a funcionar em um prédio próprio construído pelo Estado em um terreno doado pelo Município, localizado na Rua Andrade Neves, 3084. Daí em diante, a Escola Louis Braille passou a desenvolver-se e aprimorar-se na educação e na inclusão das pessoas com deficiência visual.

bottom of page